domingo, 26 de fevereiro de 2012

ADOLESCÊNCIA!


A adolescência é um período especial da vida, caracterizado principalmente pela intensidade das emoções. Seu início marca o surgimento das contestações e dos questionamentos. Os valores dos adultos já não são passivamente aceitos. O jovem precisa desse momento para começar a se conhecer, a estabelecer seus próprios valores e ver o mundo sob uma nova ótica – a sua própria.

Na busca de sua identidade, o adolescente contesta, critica, questiona e perde os limites, exigindo, simultaneamente, o restabelecimentos desses mesmos limites. A incapacidade de se auto-regular é decorrente da turbulência emocional desse período. A vida interior é tão intensa, que ocupa quase todos os espaços do mundo objetivo. Nunca um dia é igual ao outro: a descoberta do próprio corpo, suas modificações, o novo significado da amizade, a descoberta do sexo oposto, a paquera, o namoro, o apaixonar-se, o amor... Tudo isso o envolve de tal maneira, que ele se lança de cabeça na descoberta de si próprio. Quem não passou por isto?

O adulto tem um papel importante no apoio ao adolescente nesse momento. Para tanto, deve estar atento para não reagir aos adolescentes como se fosse um deles, respondendo a provocações, tomando para si comportamentos que não lhe são dirigidos.

Nesse processo de construção da identidade, o adolescente mergulha no questionamento de si mesmo enquanto pessoa com características singulares, confrontando-se com a família, o grupo, a cultura e a sociedade a que pertence, para descobrir-se universo único e, ao mesmo tempo, parte significante de um todo composto da história de outros indivíduos que o precederam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário