terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A CRIAÇÃO DOS SERES HUMANOS


Que maravilha ter que falar da coisa mais linda e maravilhosa: a criação do ser humanoNós ocupamos um lugar central em tudo que Deus criou. Tudo isso porque Jesus se fez homem e todo o universo foi criado por ele, nele e para ele.

Todos nós fazemos parte do mundo material: somos da terra, criados pra viver aqui em nossos corpos mortais. Toda a força de um ser humano esta em seu corpo. Por isso devemos ter muito cuida pra não desprezarmos o nosso corpo, já que na Bíblia não existe nenhuma passagem que mostre o desprezo que devemos ter em relação ao nosso corpo. É por meio do nosso corpo que nos relacionamos com o universo e nos colocamos no meio do universo: fomos criados para ser o senhor do universo.
"Quando vejo o céu, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste, que é um mortal, para dele te lembrares, e um filho de Adão, que venhas visitá-lo? E o fizeste pouco menos do que um deus, coroando-o de glória e beleza. Para que domine as obras de tuas mãos sob seus pés tudo colocaste". (Sl 8,4-7).
O universo inteiro foi dado a nós seres humanos para que assumissemos a responsabilidade de conservá-lo e desenvolvê-lo.
Deus criou o ser humano em dois sexos complementares, de modo que houvesse duas maneira de completar o ser humano. A Palavra de Deus afirma a igualdade que à em ambos. Mesmo que historicamente apareça uma dominação do homem sobre a mulher. Mais essa dominação vem do pecado que à em nós, não que Deus tenha criado dessa maneira.
Cada um de nós somos imagem de Deus, como o Filho (Jesus Cristo). Assim fomos criados, mesmo que o pecado tenha apagado e nós em parte, e que até agora só em parte foi restituida.
O homem que Deus sonho e criou, era semelhante a Jesus. O Espírito Santo continua refazendo essa imagem perdida em nós. A imagem de Deus contém a imortalidade.
Como fomos criados a imagem de Deus, devemos viver orientados para o próprio Deus, assim como o Filho(Jesus) vive olhando para o Pai, também nós devemos imitar a Jesus. Buscando sempre nEle a vidaa palavra, a liberdade, o amor.
Fomos criados para sermos criaturas abertas para com Deus, disponíveis para entrar em diálogo e convivência com ele.
Recebemos um espírito que nos permite entrar em diálogo com Deus, que também é espírito. O espírito é vida, e portanto imortal.
"Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente". (Gn 2,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário